As Graças

O grupo teatral As Graças é formado pelas atrizes Eliana Bolanho, Juliana Gontijo e Vera Abbud e completa 24 anos de existência em 2019 com um trabalho continuado de pesquisa e de criação de espetáculos teatrais

Canto a Canto

Sinopse

Canto a Canto são pequenas intervenções teatrais itinerantes feitas por três atrizes para uma única pessoa ou para um pequeno grupo. O espectador é convidado a escolher em uma das gavetas de uma pequena caixa, alguma lembrança. Isso é o pretexto para uma determinada sequência de música, poesia ou pequenos textos. Como num segredo compartilhado, artista e espectador estabelecem um momento de proximidade único. Um pequeno espetáculo feito especialmente para um espectador, um presente delicado e pessoal.

Essa intervenção faz parte de nossa trajetória há muitos anos e já trilhamos com ela os mais variados espaços públicos como ruas, praças, parques, exposições, festas, eventos, inaugurações, viradas culturais, sescs e teatros.

Release completo

Canto a Canto é o nome que escolhemos para uma intervenção cênica musical, que tem como princípio a delicadeza de um encontro. Esse encontro é entre uma pessoa, ou um pequeno grupo de pessoas, e as atrizes do grupo teatral As Graças, que oferecem poesias e músicas, como um presente delicado e pessoal. Um pequeno espetáculo feito especialmente para um espectador, que propõe o aconchego dos encontros afetivos.

Nesse encontro, As Graças sugere que uma pessoa do público que esteja em seu caminho, pois trata-se de uma intervenção itinerante, escolha uma gavetinha da pequena caixa que as atrizes trazem com elas. E dentro dessa gaveta, a pessoa é convidada a escolher um dos papéis dobrados que ali estão. Cada papel contem uma palavra, e cada palavra sugere um poema a ser dito e uma musica a ser cantada ou tocada. Como num segredo compartilhado, artista e espectador estabelecem um momento de proximidade único.

Por termos total liberdade na escolha do nosso repertório, algumas vezes já preparamos poemas e músicas com temas específicos como, por exemplo, Nelson Rodrigues, Clarice Lispector, Orides Fontela, entre outros, onde só textos desses autores foram falados. Um repertório musical também foi preparado especialmente para o evento.

Todas as atrizes são cantoras, e contamos com um violão e um acordeon que acompanham as atrizes no seu repertório musical. A música emociona, diverte, alegra, complementa os textos e propõe novas leituras para eles. Aproxima o espectador da palavra. Temos um repertório variado que é formado por canções populares, valsinhas, cantigas de roda e ritmos brasileiros de domínio publico.

Outro recurso que utilizamos são os origamis, arte que cria pequenas figuras com dobraduras de papéis coloridos, que oferecemos ao nosso espectador como uma lembrança do nosso encontro.

Para as intervenções são utilizados textos e poesias de autores nacionais e internacionais como Shakespeare, Machado de Assis, García Lorca, Fernando Pessoa, entre outros. E para que as crianças não fiquem de fora da nossa área de atuação, temos um repertório especialmente escolhido pra elas, com poemas e músicas infantis, brincadeiras com palavras e origamis.

Essa intervenção faz parte de nossa trajetória há muitos anos e já trilhamos com ela os mais variados espaços públicos como ruas, praças, parques, exposições, festas, eventos, inaugurações, viradas culturais, sescs e teatros.

Com o Canto a Canto realizamos

– Inauguração Sesc Santana, Sesc Santo Amaro, Sesc Sorocaba, Sesc São José dos Campos, Sesc Bom Retiro, Sesc 24 de Maio e a reinauguração do Sesc Belenzinho e Santo Amaro.
– Virada Cultural de São Paulo desde 2007
– Virada Cultural de Araraquara e São José dos Campos.
– Circuito Sesc de Artes em 2011
– Projeto Circular Teatro “Do Parque da Luz para o Brasil” contemplado pelo Programa Petrobrás Cultural em 2012
– Sescs Campinas, São Carlos, Pompéia, Pinheiros, Consolação e Vila Mariana.
– Sesc Santo Amaro no Encontro Meio Ambiente em 2011
– Sesc Santo Amaro – Dia Internacional da Mulher em 2012
– UNISO Encontro Nacional de Educação em 2013
– Projeto Luz Solar – Região da Cracolândia em São Paulo em 2014
– Festa do Premio Governador do Estado em 2015
– As Graças no Vale do Jequitinhonha, em 2016

Ficha técnica

Elenco
Eliana Bolanho
Juliana Gontijo
Vera Abbud
Duração: a combinar
Classificação Livre
Não existe necessidade técnica, a intervenção é itinerante e pode acontecer em qualquer local, o único impedimento é ter som alto próximo.

7 de junho de 2016
Poemas para Brincar
Ana e Juca são duas crianças que, depois de perderem sua pipa, inventam uma...
8 de junho de 2016
Nas rodas do coração
Nas Rodas do Coração é uma comédia musical que conta a história de uma...

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios